Quando Maceió começou a se destacar ainda não era vila, e sim um bairro que se evidenciava pelo comércio varejista pujante que surgia entre os dois portos destaques da época, Levada e Jaraguá.

Pelo porto da Levada, região que fez surgir o mercado central de Maceió, chegava tudo que se produzia na região da Zona da Mata escoado pelo vale do Rio Mundaú. Do lado contrário, estava o porto marítimo do Jaraguá, que movimentava o comércio atacadista de tudo que chegava e saía do então povoado pertencente a Comarca de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro.

Entre esses portos surgia o bairro de Maceió diante do fluxo de mercadorias que era movimentado, fazendo acontecer naturalmente o comércio varejista. Ainda limitada, a localidade começava a se desenvolver para atender às necessidades da época que dependia de tudo que se produzia no interior.

Nesse movimento, o comércio se torna importante para o surgimento e desenvolvimento do território, favorecido pelo interesse das pessoas em busca de oportunidades diversas.

Com isso, começa o povoamento do espaço favorecido pelas construções que ao longo do tempo compôs a arquitetura do espaço habitado até hoje.

Não perca tempo, venha conhecer os principais circuitos que contextualizam a história do Centro Histórico de Maceió.

Circuito da Matriz | Circuito do Poder | Circuito da Liberdade